SHINee – 1 of 1

Quem nasceu nos anos 90 sabe o quanto é nostálgico lembrar dessa época, relembrar a época de infância, os artistas que eram febre nesse período, os brinquedos, os itens que foram extintos pela aparição de novas tecnologias  e etc.

SHINee resolveu fazer uma volta no tempo diretamente para os anos 90, com o seu 5º álbum, comeback completamente inspirado no que era tendência nessa época, eles levaram tão a sério que até lançaram o álbum em uma versão fita cassete, quem nascido nos anos 90 nunca ouviu  uma fita dessas? , e fizeram uma amostra das músicas no formato de rádio.

Achei tudo isso muito criativo, não foi só alguns aspectos retrô  aqui e outros ali, foi uma completa exploração do tema.

♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦    CRITÉRIOS  ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ 

Parte 1Artística                                          Parte 2 – Técnica

1.Conceito artístico geral                                1.Execução
2.Complexidade                                                2.  Ajuste à música
3. Originalidade

Artista: SHINee

Música: 1 of 1  (1 of 1, Coreia, Outubro, 2016)

Versão Fancam 

⊗ Primeira Impressão

Eu adorei todas as fotos, as roupas, como o conceito foi abordado, mas confesso que fiquei decepcionado com o MV, e isso influenciou na minha primeira impressão da coreografia,  achei o vídeo muito simples  e que poderiam ter feito algo muito melhor, e Onew não estava podendo dançar por estar se recuperando de uma lesão, de primeira realmente não gostei, mas com o tempo aprendi a gostar.

Quando parei para prestar atenção na coreografia do MV gostei bastante, e como sempre não pode faltar aquela pitada de referência ao Michael Jackson , que é quando o Taemin faz o passo na ponta dos pés.

tumblr_oej41w05Bh1s84c69o1_500.gif

O que mais me impressionou foi o segundo padrão de coreografia para o refrão, ficou ótimo por ser um pouco mais rápido e a sincronia estava ótima,encaixou na música melhor que o primeiro padrão.

Achei a coreografia muito boa, porém inferior às outras do grupo.

♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦  ART  ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ 

⊗ Conceito Artístico

O conceito é a cultura dos anos 90 , o uso de fita cassete para ouvir música, a moda dessa época, as rádios, o ritmo musical que esteve em alta : new jack swing, ritmo extremamente explorado por Janet Jackson,  Diana Ross , Bobby Brown , Michael Jackson entre outros.

”New jack swing é um estilo musical híbrido, popular entre o fim da década de 1980 e meados da década seguinte, que mesclava ritmos, samples e técnicas de produção do hip hop com o som urban contemporary do R&B. O novo estilo se desenvolveu como muitos dos estilos de R&B, combinando elementos de estilos mais recentes com tendências mais recentes. O new jack swing usa solos harmoniosamente tocantes, ou vocais em harmonia, cantados sobre ritmos e batidas “de rua”, derivados das influências musicais do urban. O som do new jack swing vem das batidas de “swing” do hip hop, criadas por samples e drum machines (caixas de ritmo), que eram populares durante a era de ouro do hip hop, com vocais de R&B contemporâneo.”

⊗ Complexidade

Uma coisa comum nas coreografias de grupos dos anos 90 são coreografias simples, com uma certa intensidade na força dos movimentos, um exemplo disso são coreografias do grupo Backstreet Boys que comparado a hoje em dia não são complexas, são de fácil assimilação e com uma boa repetição. SHINee tentou seguir por esse caminho também, apesar da coreografia ter aquele fator x que o k-pop tem que são as ótimas formações e uma diversidade de movimentos, com menos repetição que coreografias do período em questão.

1 of 1 tem uma pegada contagiante e dançante, os passos são simples mas há uma boa moderação de velocidade,  principalmente nas partes em que o canto tem notas prolongadas.

A complexidade aparece nos passos que exigem o uso dos braços e pernas simultaneamente ou em sequência com velocidade rápida, e no Mv tem a parte em que os dançarinos fazem um passo no chão que o SHINee não executa nos lives, que caso não seja feito da forma adequada ele causa um atraso nos passos seguintes.

tumblr_oej46bp6mn1te2ggjo7_400

⊗ Originalidade  

Por se conectar perfeitamente com o conceito e com a batida do new jack swing a coreografia se tornou bem original, mesmo sendo simples.

O acompanhamento da batida da música com o movimento dos ombros ficou bem original e marcante mesmo não estando no refrão.

⊗ Destaques :

É  comum nas coreografias do SHINee ter algo que se destaca, porém aqui nada se destacou, a coreografia é bem linear e não tem nenhum clímax como tem em Everybody e outras coreografias do grupo.mas o que mais gostei foi isso aqui:

161005musikshinee1-1475636057702.gif

♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦  TEC  ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦

⊗ Execução

Ajuste na música

Ajuste perfeito, inclusive devido a musica ter muita batida se o coreografo fizer só passos marcados nela deixa a coreografia fácil, mas monótona e previsível, aqui ele faz uso na medida certa, no inicio ele usa muito a batida e alterna com partes importantes da letra que podem ser usados no prolongamento de passos, e nos refrões ele deixa os passos mais fluidos de acordo com a letra da música.

 Variação de Formação

Como dito antes, tudo na coreografia buscou estar o mais simples e limpo possível, e com as formações não foi diferente, o coreografo fez uso de formações simples mas com rápidos encaixes nas transições de passos, normalmente os artistas andam para suas posições mas aqui o SHINee dança enquanto se posiciona na próxima posição, isso é muito comum nas coreografias do BTS também, elevando o nível da coreografia por inserir mais passos em momentos que poderiam ser de pausa.

A formação mais bonita  é o momento em que eles dançando se posicionam  no formato de um círculo:

Não é a melhor coreografia do SHINee visualmente, mas  é divertida de assistir e de dançar.Pensei em fazer de Prism e Feel Good também, mas não estou com tempo e não acho que essas coreografias sejam tão boas quanto outras que merecem uma análise elaborada.

3 comentários sobre “SHINee – 1 of 1

  1. SHIGATSU

    Achei inteligente da parte deles apostarem na coreografia mais simples, como você bem apontou, nos anos 90 essas danças em grupo eram de passinho a passinho, não tinha muitas acrobacias, isso ajudou ainda mais a criar o clima.

    E o Onew tendo machucado o pé, a ponto de gravar todo o MV sentado, sem dançar nele, me causou muito estranhamento. Ver só 4 do SHINEE me dá agonia, por que eles sabem usar as formações com 5 como ninguém, mas depois ele foi melhorando aos poucos e a simplicidade da coreografia permitia ele dançar ela ainda em recuperação, coisa que algo tipo “married to the music” ou “sherlock” jamais permitiria!

    Ótima análise como sempre TOSHIO!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Pois é, eu até levei isso em consideração kkkkk pq nos anos 90 o povo tinha umas coreografias bem simples mesmo, o 1 of 1 tbm é um album maravilhoso. Mas eu acho que tudo dá pra melhorar, eu gosto quando SM faz um buzz pra coreografia deles no comeback, mas SHINee é um grupo que acerta 9/10 das vezes kkk.
      Agora sobre o Onew a coreografia não teve muita mudança exceto por ele estar sentado no MV, mas nos lives ele está dançando normalmente, mas enfim, SHINee tá perdoado por eu ser biased e por ter sentido kkkkk.

      Obrigado por comentar Shigatsu ❤ já to preparando os posts que vc recomendou.

      Curtir

Deixe um comentário