NCT Dream – My First and Last

 

Honestamente eu comecei a gostar bastante de NCT ultimamente, os membros me cativaram e as músicas e coreografias realmente foram bem satisfatórias. Exceto NCT Dream que tem um estilo infantil e não me convenceu em Chewing Gum, apesar da coreografia com os hoverboards ser impressionante, a música e a infantilização deles me deixou desconfortável assistindo, talvez seja por que tudo no k-pop que eu gosto está envelhecendo cada vez mais.

Vi pessoas criticando o grupo por causa da idade dos membros, que talvez montando um grupo com essa idade é apelar para o lado pedobear das garotas ou algo assim. Mas eu tenho uma opinião diferente, acho que o grupo foi feito pra focar em fãs de faixa etária infantil, e não exatamente agradar gente mais velha, se gostar ok, se não tudo bem também até por que não é o publico alvo do grupo na coreia, e não é como se no Brasil não tivessem crianças trabalhando na TV, Carrossel,Chiquititas e outros estão ai pra provar.

Eles fizeram comeback esse mês e realmente me impressionaram, o conceito não é dos melhores, mas pelo menos condiz com a idade deles e segue algo mais adolescente, e a coreografia é realmente uma das melhores feitas pelo Testa:

 

Acho que esse vídeo é melhor para visualizar a coreografia:

Eu amei essas roupas, parece a roupa que o Taemin usou no Tokyo Dome ano passado, queria muito uma igual.

Sinceramente,esse homem é um gênio, as partes interativas são incríveis. Testa não repete o que ele faz nas coreografias, ele busca sempre fazer algo novo e criativo.

Tenho que elogiar o membro que é o dançarino principal, Jisung, ele vai muito bem no popping mesmo sendo tão jovem.

A coreografia é tão dinâmica que parece que o grupo está realmente se divertindo, todos dançam muito bem e são bem ágeis.Testa com certeza pensou em vários passos que ele poderia usar apenas em pessoas tão jovens e flexíveis assim.

tumblr_ol0oq0PyYY1veo1yxo1_540.gif

 

Parte 1 – Artística                                          Parte 2 – Técnica

1.Conceito artístico geral                                1.Execução
2.Complexidade                                               1.1. Técnicas
3. Originalidade                                               1.2 Variação de Formação

Artista: NCT DREAM

Música: My First and Last  (My First,Coreia,Fevereiro,2017)

Coreógrafo:  Tony Testa

 

⊗ Primeira Impressão

O MV é bem colorido, mas não tem uma história relevante, o instrumental da música me lembrou a música “If” da Janet Jackson, ou seja, os produtores resolveram dar uma imagem funky para o NCT também, imagem comum em SHINee e ocasionalmente no EXO.

A batida caiu muito bem, e a coreografia foi o que realmente me impressionou.O popping na introdução e as partes interativas são bonitas de se ver, e dão uma boa impressão a primeira vista, gostei bastante. A coreografia do início ao fim é cheia de partes que se destacam.

O mais engraçado é que não achei apenas as partes interativas  bonitas, nos refrões os passos iniciais foram muito bons.

tumblr_ol0oq0PyYY1veo1yxo4_540.gif

 

Apesar de que é possível visualizar claramente a posição do garoto que falta, a coreografia ficou ótima só com os seis membros atuais.

 

♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦  ART  ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦

⊗ Conceito Artístico

O conceito se baseia em adolescentes,roupas coloridas, que se apaixonam por sua professora. A coreografia é muito divertida e chega a parece como se os garotos estivessem brincando.

⊗ Complexidade

Sua complexidade pesa mais devido a necessidade de muitas pessoas para transmitir o efeito ideal, seria impossível executar o movimento deles deitados com apenas duas ou três pessoas, movimentos com o objetivo de passar um efeito de quantidade também dificulta e se torna incompleto sem a execução com a quantidade de pessoas adequada.Os passos são muito elaborados e bem pensados, como esperado do Tony Testa, e o refrão é simples, deixando as partes ”coringa” para onde na música não tem um fator sonoro atrativo, com a coreografia e a inserção de partes interativas torna mais apresentável e chamativa ao público essas partes fracas da música.

⊗ Destaques :

Inicio ( 00:01 – 00:18):

tumblr_ol2blk6SJl1udjpajo1_400.gif

O inicio começa com um popping gradual dos membros deitados e alguns passos feitos pelo Jisung que está em pé.

tumblr_ol2blk6SJl1udjpajo3_400.gif

 

As mãos dos membros subindo gradualmente e apontando o dedo da mão e os pés de um lado para o outro em sincronia, essa parte é criativa e dá um efeito muito legal.

Pré -refrão  (00:20 – 00:53): 

Nesse trecho há duas partes que se destacam:

tumblr_ol2bglhHT61vgdmrco2_540.gif

A dança dos braços da ganesha que é comum nas coreografias, que não importa quantas vezes apareça sempre será linda de se ver.

tumblr_ol2ct1l7ww1vlodsqo2_400.gif

E mais um passo interativo em torno de um membro.

Refrão (00:55 – 01:14): 

tumblr_ol0g1bOXii1rvgx5vo2_500.gif

O refrão é simples e não tem o nível de complexidade dos passos mais criativos, e o refrão contrasta com as demais partes da música  por sua sutileza e leveza, mas continua bem animado e no ritmo perfeito ao do refrão.

 

tumblr_ol2ct1l7ww1vlodsqo10_400

 

Refrão 2 (01:43 – 02:38) :

O refrão continua simples mas muda o movimento de abertura, os demais passos continuam iguais.

tumblr_ol0oq0PyYY1veo1yxo4_540.gif

 

Pré-brigde (02:14 – 02:41):

Aqui eles executam movimentos ágeis e em nível baixo, arrastando os joelhos .O movimento principal  é o em que estão deitados em torno do Jisung e ao segurarem nos pés do membro próximo criam uma força para se aglutinarem:

tumblr_ol2ct1l7ww1vlodsqo7_400.gif

 

Essa parte é a cereja do bolo da coreografia.

Bridge (02:42 – 02:52):

Marcada por um nível mais lento e calmo, passos simples.

Refrão final (02:53 – 02:21): 

Refrão final, mais uma vez simples, porém notamos que ele criou quase três refrões diferentes, apesar do segundo ter poucas modificações. É finalizado com mais um movimento especial, onde todos formam uma fila e fazem um movimento que dá o efeito de redução de velocidade, devida a gradação dos movimentos do primeiro da fila até o último.

⊗ Originalidade

Esse homem é genial, ele na maioria de suas coreografias busca um inicio e um desfecho, isso é obrigatório, em Sherlock,Wolf, Everybody, Catch me  e até Married to the Music tem a obrigatoriedade de ser aberta com um passo interativo para impressionar e a coreografia ser fechada com chave de ouro. Normalmente os refrões são simples e ele distribui pontualmente as partes chaves em suas coreografias. O estilo dele é único e marca o k-pop com as melhores coreografias, mais elaboradas e bem pensadas. Se é original? acho que a coreografia responde por si.

 

♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦  TEC  ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦

⊗ Execução

Execução bem feita, movimentos bem feitos, e boa noção da intensidade nas diversas partes e de espaço, o ritmo é bem pautado e fácil captar facilitando a execução e o acompanhamento do ritmo. Muito bem executada.

⊗ Técnica

Como eu disse, aqui Testa usou e abusou do popping,mas no geral a coreografia é hip hop comum.

⊗ Variação de Formação

Como esperado, há uma grande variação de formações, diversos posicionamentos bem pensados, e que sempre terão um objetivo definido, uma formação com o objetivo de chegar a outra formação.Mas aqui podemos perceber que o padrão de formações é bem incomum.

No geral eu gostei de quase todas, as que mais me agradam são as formações circulares, que dá uma impressão de uniformidade, mas de todas a posição inicial foi a mais impressionante, o inicio tem que ser chamativo ao espectador e ela foi.

 

 

Espero que o  grupo permaneça com essa imagem mais adolescente, ao invés de focar em algo extremamente infantil, e continuem com a dobradinha Testa / SM que sempre nos presenteia com coreografias de cair o queixo.

Até mais 🙂

 

                                                                                     利夫

5 comentários sobre “NCT Dream – My First and Last

    1. Nossa, com certeza,até agora no meu ranking de coreos desse ano essa continua sendo a Nº1 .
      Eu gosto bastante da criatividade dele nas formações, quando eu for coreografo quero muito me inspirar nele, buscar umas coisas bem loucas. ❤

      Curtir

  1. Pingback: TOP 10 coreografias de K-pop criadas por Tony Testa – GALAXY DANCE

Deixe um comentário